Slam Brasil – A Poesia na Sua Melhor Forma

SLAM BR é o primeiro poetry slam (campeonato de poesia falada) nacional. Acontece anualmente e é organizado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos/ZAP! SLAM.

Mas antes de falar o que acontece aqui de forma absurdamente potente, voltemos ao começo…

O Poetry Slam é a potência da palavra com algumas regrinhas que envolvem a performance e a poesia original produzida pelos participantes, um tempo limitado para as apresentações, um público com júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e/ou acessórios e premiação simbólica aos vencedores.

Não existem limitação de estilos ou tema adequados, existem sim várias linguagens possíveis, que vão variar de acordo com a diversidade dos participantes que fazem parte desse movimento.

O Poetry Slam é uma prática artística e performativa que surgiu em Chicago nos anos 80’ e está em todas as partes do mundo e a palavra SLAM refere-se a poesia autoral que é escrita para ser declamada por meio artístico e popular, fazendo com a potência da oralidade, a partilha de ideias e mensagens chegue a cada vez mais pessoas.

O SLAM é a mistura perfeita de competição e batalha com a intensidade e sensibilidade da poesia e chegou ao Brasil através da atriz e MC Roberta Estrela D’alva em 2008.

Conheça o SLAM BR

São Paulo concentra a maior quantidade de Slams do Brasil e foi sede da competição nacional de 2017 que consagrou a pernambucana Isabella Puente como vencedora da edição, como prêmio ela garantiu uma vaga para o campeonato Mundial em Paris, que acontecerá em maio.

Bell Puente, ganhadora da edição nacional de 2017

Aqui no Rio, a MC Martina se destaca

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *