Série Reggie Yates Outside Man

São apenas 6 episódios.

Os três primeiros se passam na África do Sul e os outros três na Rússia.

1 Ep – Favelas Brancas

21 anos desde as primeiras eleições livres, como as Ações Afirmativas impactaram nas vidas de brancos e negros na África do Sul?

Procurando responder a essa questão, Reggie passa uma semana no maior acampamento branco em Coronation Park localizado ao lado da maior cidade do país, Joanesburgo.

São cerca de 287 pessoas – recorte – vivendo em estado de extrema pobreza numa população branca estimada em 4,6 milhões.

Com as AAs parte das reparações históricas estão sendo pagas, mas como disse ali em cima, isso é um recorte, num país onde a maioria populacional é negra, num continente onde negros, milhões deles, foram sequestrados, mortos e coisificados.

É pra parar para pensar mesmo, começar a ver os acontecimentos sociais com outros olhos, Reggie Yates problematiza tudo. E que sangue frio ele tem.

“Se chama inversão de valores, ou show de horrores

Quando a definição de suspeito vem com uma tabela de cores” (Rashid)

2 Ep – Crimes de Faca

A África do Sul tem uma das maiores taxas de assassinatos do mundo e os Capes Flats, fora da Cidade do Cabo, são agora o epicentro do crime violento no país. Reggie passa uma semana em um novo hospital distrital no município lidando com as vítimas desses ataques.

Em 1 fim de semana, os médicos lidam com até 100 atendimentos e 80% dos atendimentos são a homens negros com menos de 25 anos.

Homens que estão se ferindo e se matando, a violência é jogada na sua cara de forma chocante. Isso não é um ep de Grey’s Anatomy. (fiquei com muito enjôo e poucas vezes chorei tanto)

3 Ep – O Pregador Milionário

A ascensão do cristianismo, das mega igrejas e o pastoreio exploratório, num país que vê crescer cada vez mais a dedicação a um deus criado à imagem e semelhança dos ideais europeus.

As “MegaChurches” pentecostais, os sacerdotes convencionais e os autodenominados profetas, com seus 30 carros de luxo e cercado por seguranças fortemente armados, nesse mundo está Profeta Mboro, um dos mais controversos e coloridos pastores multimilionários.

Reggie vai a fundo para desvendar os “milagres”, a adoração de milhares de seguidores e a excêntrica dança da benção de calcinhas e para tirar a maldição dos “biscoitos”.

4 Ep – Extrema e orgulhosa Direita

A Rússia é o maior país da terra – em dimensões territoriais – e abriga quase 150 milhões de pessoas. Vladimir Putin está no seu terceiro mandato como presidente do país e por causa de sanções difíceis dos Estados Unidos – de acordo com eles, claro – as relações entre os países está mais gelada do que a Guerra fria.

Como se comportam os ultranacionalistas? Reggie chega em Moscou durante a marcha na qual esse grupo de extrema direita toma as ruas pra gritar sobre força, unidade, patriotismo e amor ao país com consequências que vão desde de gritos racistas a agressões xenofóbicas.

Para os neonazistas russos, se você não é branco, você não tem lugar na Rússia e para os não-russos, viver no país significa ser agredido, viver com medo, ser perseguido e sofrer ataques que tem como fim, a morte.

5 Ep – Comunidade LGBT sob ataque

O lugar mais perigoso para ser LGBT é a Rússia.

Com a controversa lei anti-propaganda – que proíbe e pune severamente as “relações sexuais não-tradicionais – fazer parte da comunidade LGBT e morar na Rússia é sinal de que você pode ser agredido por qualquer pessoa, em qualquer lugar e o estado não vai fazer absolutamente nada a seu favor, já que ele legitima as agressões.

Reggie viaja a São Petersburgo para participar do Queerfest, uma reunião de arte e cultura que dura 10 dias e se vê no meio de uma guerra, enquanto a equipe do festival move mundos e fundos para realizá-lo e os homofóbicos fazem de tudo para que ele não aconteça.

6 Ep – A fábrica adolescente de Modelos

O ep mais fraco de todos – ele poderia ter falado por exemplo do tráfico de mulheres, mas enfim…

Reggie viaja até a Sibéria – lugar onde a temperatura pode chegar até -67º -para saber como esse lugar que fica ao leste de Moscou virou uma fábrica de modelos e descobre meninas de 5 anos que já são parte de uma das 26 agências e escolas, onde aprendem a andar, posar, aplicar maquiagem e fazer dieta. Crianças de 5 anos.

E descobre também adolescente que veem na carreira de modelo, a única forma de deixar pra trás uma vida que muitas vezes cai na mais absoluta normalidade, e é isso é tudo que elas não querem.

Reggie Yates é ator, Dj e apresentador da BBC de Londres e nessa série ele destrincha ou pelo pelo menos se propõe a expor às questões sociais que gritam: Ei isso é urgente!

Imagem: netflix

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *