Rico além do dinheiro: Filipe Ret e Imaterial

Depois de Audaz (2018), álbum que encerra uma trilogia muito consistente dentro do rap, que ainda conta com Vivaz (2012) e Revel (2015), Ret mostrou um crescimento fora da curva.

Diferentemente do caminho que trilhou em seus três primeiros projetos, que somados a mixtape Numa Margem Distante (2009) fundamentaram sua carreira, o rapper entra em uma série de colaborações. Agora, experimentando novas texturas e flows, criações lado a lado com produtores como Da77as e toda a equipe do seu novo selo NADAMAL, Ret mostra que 10 anos de carreira é o novo início.

Imaterial é um projeto curto, direto, intenso e o resultado final de todas essas experiências que citamos acima. War com produção de Dallas apresenta uma vibe chill. Ret desenvolve flows alá Ty Dolla Sign e sem perder força, escrevendo sujeira, o rapper caneta verdades despreocupadas com a crítica, uma bela introdução.

Em “Acende a Vela”, com Wey, Pedro Lotto e Nagalli, Ret rima: “Numa luta que não é só minha / Tô sem papa na língua quem liderou /Quem liberou os reaça pra perder a linha / Se o ser humano tem raça, eu odeio a minha“.

Construindo uma narrativa que fala de política mas sem deixar a síntese do disco cair, outro acerto.

_ -

“Além do Dinheiro” é outro golaço, também com produção de Dallas. A faixa já tinha sua guia vazada na internet e inclusive foi reproduzida em bailes e festas, mostrando que o jogo do rap continua sedento pelo novo. A versão oficial, lançada no projeto, acrescenta vocais entre os versos criando uma ambiência que o completa.

F*F*M é um hit. Com milhões de visualizações, a faixa foi single do projeto. Aqui, um Ret diferente, completo, com o peso de 10 anos e mais de carreira, confiante e experimentador, sem medo de soar brega e alcançando tons interessantes. Na música, o rapper constrói cerca de quatro flows e um refrão assertivo, citando de rimas ásperas como: “Militar não é militante (…)”  a “Bk’ falou nós é gigante” – Ret de forma simples explora uma lírica fora do usual.

Em Cobaia de Deus, lado a lado com MC Cacau e Dallas, Ret fecha o projeto com linguagens cotidianas. Uma track diferente das últimas de seus outros projetos, abrindo espaço para novas fases. O rapper continua batendo no sistema de forma leve, a revolução não será televisionada.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories