OG: 10 Skatistas pretos que redefiniram o esporte

Em setembro a AUR fez uma lista com 15 skatistas pretos que você precisa conhecer. A lista trazia skatistas dessa geração que vem se destacando, deixando uma marca diferente e permanente no esporte e na cultura. Mas para que esses skatistas pudessem alcançar essas chances, antes vieram pioneiros, homens e mulheres que abriam o caminho para essa nova geração.

A cena do skate nos anos 80 e 90 foi um terreno fértil para o surgimento e a consolidação de talentosos skatistas pretos que desafiaram obstáculos e estereótipos, deixando uma marca na história do esporte. Durante essa época, as pistas de skate e as ruas das cidades tornaram-se locais de igualdade e expressão, onde a paixão e habilidade conseguiram muitas vezes superar preconceitos raciais. A realidade para mulheres pretas ainda era bem diferente, mas homens pretos, skatistas como Steve Steadham, Ray Barbee, Sal Barbier e Kareem Campbell, entre outros, chegaram a competir no mais alto nível. Eles se tornaram ícones de um movimento que celebrava a autenticidade e a determinação e influenciaram profundamente a estética e a cultura do skate. 

Em um mundo onde o skate é mais do que apenas um esporte, mas uma cultura vibrante e um estilo de vida, é importante reconhecer e celebrar as figuras que ajudaram a moldar esse movimento. Hoje a AUR destaca skatistas pretos que desempenharam papéis pioneiros e influentes no skate, desafiando não apenas as leis da gravidade nas pistas, mas também as barreiras sociais e raciais que permeiam o esporte. Suas histórias e conquistas são um testemunho da resiliência, criatividade e determinação que tornam o skate um fenômeno global inclusivo e inspirador.

Nesta lista, 10 skatistas pretos que não apenas quebraram barreiras, mas também redefiniram o skate, inspirando gerações futuras a seguirem seus passos. 

_ -

Irmãos Grimes

Os irmãos, Marty e Clyde Grimes, de Los Angeles, foram os primeiros skatistas pretos a se tornarem PRO. Depois de competir no Del Mar Skateboard Championships de 1975, Marty e seu irmão, Clyde, receberam patrocínio na equipe EZ Ryder e ambos se profissionalizaram ao mesmo tempo.

Throon

Antonio dos Passos Júnior, mais conhecido como “Thronn,” é uma figura ímpar no cenário do skate no Brasil. De São Gonçalo, Rio de Janeiro, o skatista de 58 anos ficou notório por se tornar o primeiro campeão brasileiro de skate street. Essa conquista ocorreu em 1987, e o que o tornou ainda mais notável foi o fato de que, para conquistar esse título, ele realizou uma manobra espetacular: dropar com seu skate de uma imensa parede de 4 metros, equivalente à altura do telhado da casa ao lado.

Stephanie Person

O Skate femino como destaque, é algo muito recente e exclusivo do Século XXI. Mas nos anos 80, Stephanie Person ganhou grande destaque e se tornou a primeira skatista preta a se tornar PRO. Não foi fácil para ela, os caras não queriam dar espaço, e nem respeito, mas ela não recuou. Ela continuou aparecendo, ela fez as coisas acontecerem por si mesma. No final, ela mudou o jogo para muitas meninas e mulheres que vieram depois dela.

Ale Ramos

Ícone do skate na cidade do Rio de Janeiro, a fama de Alessandro Ramos se estende por todo território nacional por seu carisma e skate técnico. Além de suas conquistas pessoais, Alessandro Ramos, que faz parte da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das categorias de base do skate carioca. Sem dúvida, seu legado iniciado nos anos 90, se estende até os dias de hoje.

Formiga

Um dos maiores nomes do skate de rua do Brasil, um ícone do sagrado Vale do Anhangabaú, Marcelo Formiga, é reconhecido por sua característica humildade, realizando combos que para muitos parecem inimagináveis, sempre com uma notável lucidez e controle. Sua história com o skate vai para além de sua habilidade, Marcelo teve a vida transformada pelo esporte e se tornou uma verdadeira referência na cultura e na vivência que constituem o cenário do skate de rua.

Sérgio Negão

Uma verdadeira lenda do esporte, Sérgio Fortunato de Paula, mais conhecido como Sérgio Negão, foi pioneiro na representação do skate brasileiro em competições internacionais. O grande diferencial do skatista de São Paulo reside na modalidade de skate vertical. Sérgio Negão acumula diversos títulos significativos ao longo de sua carreira, incluindo o bicampeonato no Campeonato de Bowl na Alemanha e um prêmio que o consagrou como o melhor skatista dos anos 80.

Ron Allen

Nascido na Califórnia, Allen deixou sua marca no mundo do skate com seus ollies enquanto pilotava pela lendária H-Street Skateboards nos anos 80. Com quase 60 anos de idade, Allen ainda está ativo, destruindo e competindo, como se tivesse acabado de descobrir o skate e sempre feliz por uma sessão, vivendo a cultura.

Chuck Treece

Chuck Treece já tinha o título de primeiro skatista preto da Filadélfia a se tornar PRO, mas foi por ser o primeiro skatista preto a aparecer na capa da revista Thrasher, em 1984, que ele ficou famoso. O skatista, que também é músico, desde muito novo sabia que queria seguir as duas carreiras e ele fez isso muito bem, com êxito em ambas.

Marcio Tarobinha

Quando se fala sobre o skate brasileiro, ou até mesmo sobre street mundial, Márcio Tarobinha é o expoente de toda a história deste esporte.Já muito novo, Tarobinha começou a competir no campeonato de skate mirim, passou para o nível iniciante, fez sua marca nos encontros amadores até chegar na atuação profissional. Bi-campeão brasileiro de street de 92 e 93, ele passou a representar o Brasil mundo afora. Com mais de 30 anos sobre o skate, Tarobinha acumula experiências. 

Cristiano Nego Bala

Cristiano “Nego Bala“ é um dos nomes mais conhecidos do skate de rua de Brasília, foi um dos primeiros PRO da Capital Federal, e é uma verdadeira instituição do skate nacional. Com o apoio da Social Skate, organização não-governamental fundada pelo skatista Sandro Soares “Testinha”, Nego Bala, aos 46 anos, segue andando de skate com entusiasmo e do seu jeito particular.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories