No dia 12 de novembro, aconteceu a comemoração do primeiro ano da AUR, e teve uma roda de conversa, com essa que vos escreve convidando Dj Tamy, Izabella Suzart e Laíse Neves, chamada TROCA.
TROCA = no sentido de falar e escutar, de passar alguma informação e absorver informações do outro, de compartilhar o que te amplia enquanto indivíduo, de perceber no outro aquilo que também está em você: as aflições, as angústias, os métodos e principalmente as inseguranças.
Sim, as inseguranças. Quem se sente a vontade de falar em público, de apresentar um projeto, de expor uma opinião, de se colocar sob o julgo do outro? Desconforto, timidez, negação e vontade de não ir, não fazer, não se expor. Você já se questionou de onde vem esse medo ou o que te faz ser refém daquilo que te paralisa?
Processos Criativos e Inspiracionais, esse foi o tema da TROCA.

MotivAção.
Quais são as suas inspirações para o exercício da sua criatividade? Quais processos te tira da procrastinação?
O que te causa start pra levantar e começar a fazer? Quais são as estratégias usadas por você para alcançar algum objetivo?
Não tem uma receita certa, não existe algo que responda a todas essas perguntas, o que existe são possibilidades de: o que funcionou para uma pessoa pode funcionar para outra com a adição de outros elementos e assim sucessivamente, de forma que cada um ache o seu caminho, sem que ele seja necessariamente o caminho já trilhado.
Falando assim, fica tudo no campo da subjetividade e do pouco palpável, porém essa introdução serviu para trazer como ilustração um TED inspirador e que me starta todas as vezes que me pego sem motivação:
T. Morgan Dixon e Vanessa Garrison são as CEOs do projeto Girl Trek, um projeto que estimula as mulheres negras a caminhar e assim baixar os índices de doenças e mortalidade em decorrência dessas doenças, estimula as mulheres negras a mudarem o seu entorno comunitário, a começarem por elas mesmas.
O projeto Girl Trek trabalha sob 4 pilares:
1- Não espere
2- Quando aprender o que precisa, volte e pegue uma “irmã” que ficou para trás
3- Reúna seus aliados
4- Encontre alegria e siga
Essas foram e seguem sendo etapas motivacionais utilizadas por mim para qualquer projeto que precise sair do papel, mas que pode servir como motivação para qualquer pessoa.
Aliado a esses pilares, utilizo também o que chamo de motivação por espelho, que consiste basicamente em me cercar de pessoas inspiracionais, isso me baseando numa máxima do campo do desenvolvimento humano que afirma que: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.
Se cerque de pessoas inspiracionais, seja na vida real ou da vida virtual,
Pratique os 4 pilares,
Ache aquilo que você se destaca, aquilo que você faria mesmo sem benefício financeiro,
E lembre-se: se você não caiu até agora, nada te derruba.