Estava fazendo umas pesquisas sobre canais de rap no youtube e consegui acessar 4 muito bons, com matérias, resenhas e opiniões sobre o rap e seus derivados. Fui olhar a caixa de comentários dos vídeos que mais me chamaram atenção – sim, olho caixas de comentário e pelo menos desses canais, as caixas são muito bem frequentadas – e todas elas tinham em comum pedidos massivos para entrevistar o Neto do Síntese.
O nome não me era estranho, então lembrei que ele que ele participou da faixa Plano de Voo do Álbum Convoque seu Buda do Criolo (2014), com versos que despertaram meu interesse por fugirem da “tríade do mal” vigente no Rap – Drogas, festas e sexo -.
Neto é cria de São José dos Campos – Vale do Paraíba (SP) e de 2010 até 2012 formou com o Leonardo Irian a dupla de rap, Síntese, que após um recesso em 2012, volta somente com o Neto , que preferiu manter o nome Síntese por entender que a mensagem que ele se propõe a passar é maior do que ele.
Neto canta sobre transcender, sobre espiritualidade, canta sobre fé mas sem se alinhar a alguma religião, sobre conexão com algo que não vemos mas que sabemos existir – algumas pessoas dão o nome, deus, outras, energia, outras universo -, canta sobre os diversos níveis de consciência e contextos sociais.

Em uma das inúmeras entrevistas que vi com Neto, ele diz que foi diagnosticado esquizofrênico com 18 anos por causa dos pensamentos frenéticos, constantes e por sentir em demasia o que ninguém ensina nas escolas. Em qualquer vídeo de entrevista com o Neto é impossível não ficar surpresa com a quantidade de informação e conhecimento que ele carrega, não reparar que ele deixa todos os entrevistadores sem palavras. Ele tem uma parada de pregador, de quem fala com propriedade de assuntos e lugares que poucas pessoas vão acessar.
O Neto é um agente de transformação. Ele é um rapper que está muito além do seu tempo, é possível que as palavras e as informações que ele transforma em música seja de difícil assimilação para muita gente, contudo vale a pena tentar ouvir e se deixar ser tocado. Neto celebra a vida e quer mudar o mundo.
“Hoje em dia a sensibilidade das pessoas tá sendo colocada a serviço do que não é relevante, do que arrasta. Nosso sopro é um tufão da vida de um muleque de 15 anos que tá vendo noiz, o muleque vai reparar em cada pedacinho do nosso corpo, em cada trejeito, tudo é uma sugestão.”
“O Síntese é isso, essa mensagem, essa ideia, esse compromisso com a verdade. É a verdade, as consciências, independente da nossa conduta, é a urgência da luta. Sempre foi o rap,né? Os mazeladão com a vida, no tratar das consciências e com dificuldade para se expressar ainda, eu creio que seja isso, tá ligado? É o que noiz consegue preservar de pureza no meio desse labirinto, sabe, é um depósito de pureza, é uma delicadeza, olha como são os brutos homens, que faz música, que faz rap e olha como a poesia é delicada, tá ligado? Eu acredito que seja muito sagrado isso e que eu quero levar essa energia, esse espírito de transformação que é o Síntese acima de tudo, é esse espírito da renovação que me pede uma conduta na minha vida, eu tenho que tá morrendo e renascendo todo dia
pra eu poder fazer show do Síntese, tá ligado? Pra eu poder levar esse espírito de transformação para as pessoas, pra executar essa obra que tá contida toda essa energia de transformação, de morte e renascimento e ressurreição”.
Citações da Entrevista do Neto para o Rap Box:
“Rap pra mudar o mundo. Essa é a missão do Sìntese.
Verso, Verdade & Vida. De São José pra reacender sua fé.
Sinta-se.
Amem. Amém
Imagem: RND