Com mais de 10 anos de carreira, Lessa Gustavo disponibiliza no final de 2022 seu disco de estréia.
Em primeiro lugar, Wilson Grey é uma homenagem direta a lenda da Cinematografia nacional Wilson Chaves, que foi natural do Rio de Janeiro e esteve em atividade entre 1942 e 1993, sendo o ator brasileiro que mais fez filmes em toda a história do nosso cinema.
Quem é Lessa Gustavo?
Lessa Gustavo produz arte sonora e visual, buscando construir novas narrativas a partir do que já foi criado, trazendo uma base artística crua e visceral, como em recortes de revistas, alegorias, sons recombinados e distorcidos trazendo novos significados, bem desassociados do sentido original. Sample.

O caminho de 2022 até Wilson Grey
Colaborando ativamente em projetos como “Radar de um filme sujo”, “Catarina (EP)” e “Impasse Mexicano”, Lessa Gustavo se prepara para mais um movimento, com o disco Wilson Grey em colaboração com Keith, tendo como produção executiva o selo CRIS.
Wilson Grey é um acerto de peso
Com 12 faixas e participações de Keith, (que assume todas as produções) Nulo, Gil Daltro, Duvô, Vici, Sopa Preta e eu, Lessa Gustavo constrói uma experiência sonora muito bem estruturada, diria quase que imagética, onde cada sample se conecta com as ideias do rapper sem perder o compasso, perfeita para uma audição completa mas que funciona muito bem separadamente.
Os clipes são uma ferramenta para o som
O trabalho de audiovisual construído pelo projeto foi um dos principais movimentos de Lessa para Wilson Grey, começando por “O Júri” com participação de Gil Daltro, seguido de “Papelada” o principal single do projeto e o visual majestoso de “Jet Life” última faixa do disco com uma das melhores ambiências lançadas este ano.
Wilson Grey não é sobre respostas, é sobre a busca
Como um artista que nasceu na Baixada Fluminense, Lessa se vê em um dilema: sair do seu habitat natural e viver em São Paulo, berço do rap nacional a fim de buscar uma estrutura mais forte para o seu trabalho e mirar em novos horizontes, atrás de respostas e da grana, como o artista rima em “Papelada”:
Me disseram que você quer saber qual o segredo
Mano, se eu soubesse com certeza te contava
Mas não existe fórmula, tudo é tentativa
Um tiro no escuro não garante nada (…)

Por fim, Wilson Grey é mais um dos passos de Lessa Gustavo rumo a uma discografia na qual se orgulhe, criando à sua maneira, dando vida aos seus desejos enquanto criador.
Wilson Grey em 3 faixas:
Papelada, Um Brinde, Endorfina