Futuros Possíveis

Postado por 22/11/2017

Tenho visto de forma cada vez mais recorrente com amigas e conhecidas e é também uma inquietação minha, uma “reclamação” por outras narrativas de histórias de/sobre as pessoas negras.

Seja no áudio visual, seja na literatura, no HQ, nas artes.

A gente entende e respeita todo o legado histórico – é por esse legado que continuamos e seguimos aqui – contudo, podemos e queremos nos ver retratadas de outra forma que não só a partir do sofrimento e da dor.

Acabei de ler um livro chamado The Underground Railroad – Os caminhos para a liberdade e não foi diferente de qualquer narrativa que já tenha lido sobre escravidão.

Cansa sabe? E numa dessas coisas que aparecem pra dar um pouco de esperança, me deparei com um vídeo do TED da incrível Wanuri Kahiu e AfroBubbleGum, uma arte africana, vibrante, iluminada e sem agenda política rígida.

Wanuri Kahiu

Os 3 princípios da AfroBubbleGum são:

1 – Essa obra tem 2 ou mais pessoas negras saudáveis?

2 – Essas pessoas possuem estabilidade financeira e não necessitam de salvação?

3 – Essas pessoas estão se divertindo e aproveitando a vida?

Arte pela arte. Arte nos mostrando que ser leve também é pra gente, que sorrir é legado nosso e que não podemos e não precisamos ser duros o tempo todo.

Por outros futuros possíveis e que só são possíveis se não abandonarmos o exercício de imaginação.
Afinal, só nos espelhamos e inspiramos pelo que nós vemos.

O Peso que Djonga Carrega

Por Matheus Iéti 15/04/2021

O disco “Nu”, de Djonga, já está na pista há um mês. É o quinto da sua carreira e brotou pra continuar o legado tradicional que o rapper mineiro vem trilhando dentro da arte. Pedro Bonn foi direto na análise que disponibilizamos no nosso Instagram. Com certeza os principais acertos dentro do projeto são suas […]

Guia completo sobre POSS

Por Pedro Bonn 08/02/2021

Um conteúdo completo sobre a maior movimentação artística brasileira dos últimos anos (TESTE) TESTE

Assertividade: CHS Lança o Seu Novo Álbum “Tudo Pode Acontecer”

Por Matheus Iéti 04/05/2020

“Tanto faz o que ‘cê faz da vida, objetivo vai ser sempre um, dar conforto pra minha família meu patrão, não acredito em nenhum…” Assim CHS abre seu novo projeto oficial –  Tudo pode acontecer – (2020) Pirâmide Perdida. Contextualizando: Se você não está familiarizado com o rapper, posso te apresentar algumas faixas importantes ao longo de sua […]

A indústria da música precisa do The Weeknd

Por Matheus Iéti 17/04/2021

Não é como se Abel Makkonen Tesfaye A.K.A The Weeknd fosse apenas um cantor pop que a cada lançamento arrasta multidões. A linguagem em todos os projetos, desde Echoes of Silence e Thrusday (2011) ou até mesmo Trilogy (2012) são marcados por uma linguagem suja e totalmente desproporcional ao que é vendido pela indústria dos […]