Escritas Pretas

Volta e meia eu acabo falando sobre um assunto dentro da moda que eu amo a beça: revista, seja aqui ou pelas conversas offline. E parei pra perceber que – infelizmente- quando o assunto é esse, sempre tende a ir para o lado da problematização (falo um pouco disso aqui). Mas hoje, vamos falar de prosperidade, vamos comemorar!

Se quando vemos alguns pretos numa capa, campanha publicitária ou sendo entrevistados em matéria positiva de alguma revista já ficamos felizes, imagine saber que tem preto conquistando espaço no backstage…

Recentemente a jornalista e Content Maker, Luiza Brasil a.k.a Mequetrefismos, publicou em seu instagram a notícia maravitcherry de que é a mais nova colunista da revista Glamour Brasil. Mas não só Luiza! A mequetrefista integra ao time juntinho de Maraisa Fidelis, outra pérola negra. Maraisa é formada em Marketing e é dona do blog Beleza Interior.

Beatriz Franck e Super Fashionn. Dois nomes para você gravar. A mais nova de 9 filhos, nascida em Cabinda, Angola, é dona de uma trajetória inspiradora e também da revista Super Fashionn. No desejo não realizado de possuir a Vogue África, Franck resolveu criar a sua própria revista com foco na moda angolana (bem melhor, né?!). Hoje, a Super Fashion conta com 17 pessoas em sua produção e entre seus cinco anos, recebeu o prêmio de Melhor Comunicador de Moda de Angola em 2013.

Uma pequena curiosidade sobre Beatriz: ela já morou no Brasil quando mais nova e foi miss de Cabinda e além da Super Fashionn, possui lojas de departamentos.

Curiosidade extra: em uma de suas entrevistas, Franck disse que angolanos recebiam muita influência de moda brasileira devido às novelas que eram/são transmitidas por lá.

Enquanto a Vogue Brasil permanece com suas “cotas de capas”, a Vogue Britânica toma um passo à frente e escala Edward Enninful, natural de Gana, como editor- chefe, sendo assim, o primeiro editor-chefe homem e negro da revista britânica.

“Ok, tô amando isso, Laíse. Mas quando vão criar uma revista com produção negra focada em mulheres negras por aqui?” TÁ ATENTX??? Foca aqui:

Agora temos Pretas, a revista criada por Thais Silveira e Renata Lopes, jornalistas e também produtoras do Encrespa Geral Porto Alegre. A revista gaúcha é nova e teve seu lançamento impresso no dia 26/08/17.

E por fim, mas não menos importante, temos influência preta no mundo das moda teen!

Conheça Elaine Welteroth.


A primeira negra a ter ocupado o cargo de editora de beleza na revista Teen Vogue, estando agora sob o comando da mesma, mas dessa vez como editora-chefe, sendo a segunda mulher negra a ocupar este cargo no grupo Condé Nast (grupo que comanda a Vogue e outras) durante seus 107 anos de existência. Elaine tem 30 anos e há 5 trabalha na Teen Vogue. Com mais de 6 milhões de acessos únicos no site da revista -que passou a ser online- logo após ter ocupado o cargo há pouco mais de um ano, fica difícil dizer que representatividade não importa, não é mesmo?!

Pode falar, também se emocionou aí, né?!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *