Eu tenho adoração por big bands. Quando elas misturam sons urbanos nas suas personalidades, soa quase tudo perfeito. Abstract Orchestra é uma big band de Leeds, cidade no interior da Inglaterra e é liderada por Rob Mitchel, saxofonista e amante da cultura Hip Hop. Complexas harmonias jazzísticas são acompanhadas de samples comuns de rap, fazendo o som da banda ser gigante e simples ao mesmo tempo.
A foto dessa resenha é a capa do ultimo trabalho deles que presta uma justa homenagem a um dos maiores produtores musicais da cultura Hip Hop de todos os tempos: J. Dilla. Releituras de produções da época do Slum Village e de sua carreira solo são destacadas com maestria pela banda que abusa dos sons orgânicos de metais, bateria e baixo e que faz a mente da gente viajar se imaginando num show deles.
Nenhuma big band por mais talentosa e numerosa que seja chegará aos pés do que J. Dilla conseguiu fazer e revolucionar usando somente uma MPC. Esse tipo de homenagem justa e bem feita (assim como já fez o lendário The Roots) serve para mais uma vez mostrar como a forma prática e direta de se fazer música dentro do Hip Hop se torna uma genuína forma de arte real, feita por artistas reais. Ainda tem gente que duvida disso.
Escute abaixo:

Arte: Bandcamp