O que te motiva?

Postado por 16/11/2017

No dia 12 de novembro, aconteceu a comemoração do primeiro ano da AUR, e teve uma roda de conversa, com essa que vos escreve convidando Dj Tamy, Izabella Suzart e Laíse Neves, chamada TROCA.

TROCA = no sentido de falar e escutar, de passar alguma informação e absorver informações do outro, de compartilhar o que te amplia enquanto indivíduo, de perceber no outro aquilo que também está em você: as aflições, as angústias, os métodos e principalmente as inseguranças.

Sim, as inseguranças. Quem se sente a vontade de falar em público, de apresentar um projeto, de expor uma opinião, de se colocar sob o julgo do outro? Desconforto, timidez, negação e vontade de não ir, não fazer, não se expor. Você já se questionou de onde vem esse medo ou o que te faz ser refém daquilo que te paralisa?

Processos Criativos e Inspiracionais, esse foi o tema da TROCA.

MotivAção.
Quais são as suas inspirações para o exercício da sua criatividade? Quais processos te tira da procrastinação?
O que te causa start pra levantar e começar a fazer? Quais são as estratégias usadas por você para alcançar algum objetivo?

Não tem uma receita certa, não existe algo que responda a todas essas perguntas, o que existe são possibilidades de: o que funcionou para uma pessoa pode funcionar para outra com a adição de outros elementos e assim sucessivamente, de forma que cada um ache o seu caminho, sem que ele seja necessariamente o caminho já trilhado.

Falando assim, fica tudo no campo da subjetividade e do pouco palpável, porém essa introdução serviu para trazer como ilustração um TED inspirador e que me starta todas as vezes que me pego sem motivação:

TED Girl Trek

T. Morgan Dixon e Vanessa Garrison são as CEOs do projeto Girl Trek, um projeto que estimula as mulheres negras a caminhar e assim baixar os índices de doenças e mortalidade em decorrência dessas doenças, estimula as mulheres negras a mudarem o seu entorno comunitário, a começarem por elas mesmas.

O projeto Girl Trek trabalha sob 4 pilares:

1- Não espere
2- Quando aprender o que precisa, volte e pegue uma “irmã” que ficou para trás
3- Reúna seus aliados
4- Encontre alegria e siga

Essas foram e seguem sendo etapas motivacionais utilizadas por mim para qualquer projeto que precise sair do papel, mas que pode servir como motivação para qualquer pessoa.

Aliado a esses pilares, utilizo também o que chamo de motivação por espelho, que consiste basicamente em me cercar de pessoas inspiracionais, isso me baseando numa máxima do campo do desenvolvimento humano que afirma que: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.

Se cerque de pessoas inspiracionais, seja na vida real ou da vida virtual,
Pratique os 4 pilares,
Ache aquilo que você se destaca, aquilo que você faria mesmo sem benefício financeiro,
E lembre-se: se você não caiu até agora, nada te derruba.

 

O Peso que Djonga Carrega

Por Matheus Iéti 15/04/2021

O disco “Nu”, de Djonga, já está na pista há um mês. É o quinto da sua carreira e brotou pra continuar o legado tradicional que o rapper mineiro vem trilhando dentro da arte. Pedro Bonn foi direto na análise que disponibilizamos no nosso Instagram. Com certeza os principais acertos dentro do projeto são suas […]

Guia completo sobre POSS

Por Pedro Bonn 08/02/2021

Um conteúdo completo sobre a maior movimentação artística brasileira dos últimos anos (TESTE) TESTE

Assertividade: CHS Lança o Seu Novo Álbum “Tudo Pode Acontecer”

Por Matheus Iéti 04/05/2020

“Tanto faz o que ‘cê faz da vida, objetivo vai ser sempre um, dar conforto pra minha família meu patrão, não acredito em nenhum…” Assim CHS abre seu novo projeto oficial –  Tudo pode acontecer – (2020) Pirâmide Perdida. Contextualizando: Se você não está familiarizado com o rapper, posso te apresentar algumas faixas importantes ao longo de sua […]

O corre do DJ: Conheça Diniboy

Por Pedro Bonn 13/05/2021

Meu primeiro contato com o Diniboy foi em 2015, quando eu ouvia falar muito de um DJ que mesclava trap, dubstep e umas sonoridades diferentes. Procurei por um set no Soundcloud e comprovei que ele era diferenciado em relação ao que a galera mais nova vinha fazendo. Fiz um convite para ele tocar no meu […]

Rico além do dinheiro: Filipe Ret e Imaterial

Por Matheus Iéti 26/04/2021

Depois de Audaz (2018), álbum que encerra uma trilogia muito consistente dentro do rap, que ainda conta com Vivaz (2012) e Revel (2015), Ret mostrou um crescimento fora da curva. Diferentemente do caminho que trilhou em seus três primeiros projetos, que somados a mixtape Numa Margem Distante (2009) fundamentaram sua carreira, o rapper entra em […]

Conheça Bryan AVS

Por Matheus Iéti 26/04/2021

Sempre que um nome interessante surge no nosso radar, buscamos saber suas inspirações e o que levou esse artista a construir pontes com o público. Hoje vamos falar de Bryan AVS: DJ e produtor que acaba de anunciar seu segundo projeto, a mixtape “Peças”. Sobre vida, arte e primeiras produções: “A arte está na minha […]