Lendo agora
Filmes, DOCs e séries sobre música preta que você precisa assistir

Filmes, DOCs e séries sobre música preta que você precisa assistir

A música preta tem histórias fascinantes. Muitas delas viraram filmes, outras documentários e também séries. Aqui, reunimos alguns audiovisuais (disponíveis no Brasil em diferentes plataformas) que abordam temas relacionados a personalidades legendárias e a cultura musical da diáspora negra, do jazz ao samba.

A quantidade de material é grande, mas poucos são conhecidos pelo público. Também existe a dificuldade de encontrá-los por conta do algoritmo. Porém, essa seleção pode ajudar a abrir um caminho de possibilidades e conhecimento.

 

TREME 

Acompanhando a reconstrução de New Orleans depois do furacão Katrina em 2015, a série faz uma imersão na cultura da cidade do jazz, da música à culinária. São 31 episódios, divididos em 4 temporadas.  Alguns deles recebem a participação de músicos lendários: Ellis Marsalis, Irma Thomas, Elvis Costello, Allen Toussaint, Dr. John, Kermitt Ruffins, Trombone Shorty, John Bouté e Ron Carter.

 

Bob Marley LEGACY Series

Produzida para celebrar os 75 anos de Bob Marley em 2020, a série documental foi dividida em 12 partes, que estão sendo lançadas periodicamente. Cada episódio aborda um relacionado à carreira de Bob e de como ele influenciou o mundo.

  • Plataforma: Youtube [ative a legenda em português]

 

JAZZ | A Film by Ken Burns 

Em 10 episódios, o cineasta Ken Burns conta a história do jazz, desde o seu desenvolvimento em New Orleans até ganhar destaque na indústria musical. Foram 6 anos de produção, que resultou em 75 entrevistas, mais de 500 peças musicais, 2.400 fotografias e mais de 2.000 clipes de filme de arquivo – muitos raros e nunca antes vistos. Algumas narrações são feitas por Samuel L. Jackson, Delroy Lindo, Derek Jacobi e Harry Connick Jr.

 

O Diabo na Encruzilhada: A História de Robert Johnson 

Parte da série documental ReMastered, o documentário tenta desvendar uma lenda em torno da vida e obra do bluesman Robert Johnson, que inicialmente não tinha talento musical, mas se tornou um dos grandes nomes do Blues depois de fazer um pacto com o diabo. O seu repertório é limitado, mas a música “Me and the devil blues” é a mais conhecida delas por falar justamente como a conexão com o diabo foi feita.

 

Quincy 

Um dos maiores produtores da música pop mundial, Quincy Jones tem a sua história de vida e trajetória profissional retratadas neste documentário dirigido pela filha dele, Rashida Jones, e Alan Hicks. Imagens de arquivo se juntam a depoimentos do próprio Quincy, admiradores e parceiros de trabalho, como Herbie Hancock, Kendrick Lamar, Stevie Wonder, Oprah Winfrey, Dr. Dre e MAIS.

 

Charles Bradley – Soul Of America

Sensível e instigante, este DOC conta detalhes dos desafios enfrentados por Charles Bradley ao longo da sua carreira. Somente aos 62 anos, ele lançou o seu primeiro álbum, e faleceu no auge da carreira por causa de um câncer. Mostra como a vida de um artista independente tem seus altos e baixos e que sempre é necessário acreditar nos sonhos, independente de quando ele será realizado.

  • Plataforma: Youtube [ative a legenda automática e escolha para traduzir em português]

 

Straight Outta Compton – A História do N.W.A

O N.W.A foi o grupo que dividiu as águas do rap no final dos anos 1980 e início dos 90. O seu início e o fim são mostrados de forma provocante e romântica neste longa, dirigido por F. Gary Gray, baseado na história real da união, desavenças, fins e recomeços de Dr. Dre, Eazy-E, Ice Cube, MC Ren e DJ Yella.

 

Bessie 

A cinebiografia de Bessie Smith, mostra o caminho que ela fez, saindo de uma infância pobre no Tennessee para se tornar (nos anos de 1920 e 1930) a “Imperatriz dos Blues” – e uma das cantoras mais bem pagas da sua época. Queen Latifah é quem dá vida à Bessie. No elenco também estão Michael K. Willians, Jack Gee e Mo’Nique. 

Veja também

 

Samba & Jazz: Rio de Janeiro – New Orleans 

O jazz e o samba são mais próximos do que se imagina, e Rio de Janeiro e New Orleans têm características similares. Essa sinergia é evidenciada no primeiro filme do fotógrafo Jefferson Mello. Para desenvolver a narrativa, retratando festas populares distintas com manifestações semelhantes, ele conta com a presença de Pretinho da Serrinha, Alcione, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Delfeayo Marsalis, Norman Dixon, Dr. Michael White, Ellis Marsalis.

 

American Soul 

As duas temporadas de American Soul se inspiram na vida de Don Cornelius, criador do legendário programa de TV Soul Train. É um drama que mostra os bastidores do programa, particularidades de artistas da black music, os altos e baixos, a ascensão televisiva e comercial de Cornelius.

Plataforma: Pluto TV / BET

 

Aretha Franklin: Amazing Grace

O cineasta Sydney Pollack acompanhou as gravações do álbum duplo “Amazing Grace”, o mais vendido da carreira de Aretha Franklin, na New Temple Missionary Baptist Church em Los Angeles, com direção musical do Reverendo James Cleveland e a participação do Southern California Community Choir. O documentário mostra os bastidores e a energia daquele momento histórico.

Plataforma: Telecine Play

 

Ver comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


© 2021 POTÊNCIA CULTURAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.