Elza Soares ressignificando a Carne Negra

No dia 20 de novembro é comemorado o dia de Zumbi dos Palmares e dia Nacional da Consciência Negra, consciência essa que ainda hoje, em 2017, se faz necessária.

No audiovisual a imagem do negro – com raras exceções – é vinculada a um lugar de subalternidade, de subserviência e inferioridade.

Era, até hoje. Elza Soares e Rafaela Silva contam a partir desse clipe, outra perspectiva. Duas gerações de mulheres negras incríveis que através de suas trajetórias individuais mas que reverberam no coletivo, subverteram a “ordem natural” das coisas e com um elenco poderosíssimo colocam nas telas corpos negros potentes, em primeira pessoa, que contam que a carne mais barata do mercado ERA a carne negra.

Sim, vamos falar de representatividade, porque tem gente preta na frente e atrás das câmeras:
Coletivo MOOC assina a direção, o figurino e o styling
Brenno Melo assina a beleza/maquiagem
O elenco: Loic Koutana, Gabi Ziriguidum, Aisha Fikula, Paulo Guidely, Ana Paula Patrocinio, Vitor Castro, Willian Severo, Renata Terra, Ébano Gama, Arthur Figueiredo, Uyll Neto, Matheus Fox, Carol Dall Farras, Sandra Regina dos Santos, Guilerme Blum, Ayana Amorim, Athanazio de Oliveira Filho, Isabele Czar, Sabrina Ginga e Nirvana Gonçalves de Souza.

O Projeto “A Carne” é da Conspiração Filmes em parceria com Bradesco, conta com o documentário dirigido pela Banzai Studio e clipe pela MOOC.

A proposta é a transformação de um cenário audiovisual que impacte diretamente na vida daqueles que operam a câmera e também na vida daqueles que assistem nas telas uma outra representação do negro.

See Also

Afinal, só sabemos que é possível ocupar algum lugar, se vemos um de nós lá.

Assista a essa obra de arte, aqui:
A Carne – Elza Soares (Videoclipe – Nova Versão)

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Scroll To Top