Warning: include(): open_basedir restriction in effect. File(/109185) is not within the allowed path(s): (/home/aurculture/:/tmp:/opt/remi/php74/root/usr/share:/usr/local/php/7.4/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/aurculture/www/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(/109185): failed to open stream: Operation not permitted in /home/aurculture/www/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(): Failed opening '/109185' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php74/root/usr/share/pear:/opt/remi/php74/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/aurculture/www/wp-includes/class-wp.php on line 786
Comercial Skol | AUR,
Optional credit line

Comercial Skol

Ter formação em comunicação me fez entender de dentro, de que forma e por que meios a propaganda nos direciona a determinadas formas de consumo e de comportamento. Toda a minha trajetória dentro da academia sempre foi questionadora e crítica – a chamada problematizadora – os trabalhos, apresentações, seminários e até mesmo meu tcc foi colocando o dedo na ferida e fazendo apontamentos pela forma como a publicidade usa de seu poder e influência para estigmatizar e reforçar estereótipos.

Lembro bem que lá no por volta do segundo período tive que fazer um trabalho onde a proposta era pegar um case de uma propaganda de sucesso e analisá-lo. Peguei os cases de empresas que reforçavam estereótipos raciais como a Cerveja Devassa – Mulher negra objetificada -, Azeite Borges – O homem negro é sempre o segurança – e por último mas não menos preocupante, a Caixa Econômica Federal – ao embranquecer Machado de Assis em vídeo de divulgação.

Sim, a problematizadora. Mas saber elogiar também é válido.

Eu, que nunca fui consumidora de cervejas, fiquei surpresa e bastante feliz pela iniciativa da Skol em sua última campanha “ Redondo é sair do seu passado”, onde foram convidadas 6 ilustradoras para recriar pôsteres antigos sob um novo olhar: atual, diversificado e libertador.

_ -

Vamos as Ilustradoras:

Eva Uviedo, argentina radicada em São Paulo, é ilustradora de livros e colaboradora de revistas e jornais.

Criola é artivista negra, grafiteira e ilustradora, tem um trabalho que resgata a importância da identidade da mulher negra brasileira.

Camila do Rosário, é gaúcha, largou o curso de moda para se dedicar totalmente às artes, suas ilustrações já saíram em diversas publicações, participou de várias exposições coletivas e atualmente tem um ateliê no Rio de Janeiro.

Elisa Arruda, nascida em Belém a artista é graduada e pós-graduada em design e possui em grupo de 150 desenhos em nanquim que constituem a série “Essa é você”.

Manuela Eichner, artista visual formada em escultura, produz vídeos, performances, oficinas colaborativas, estampas, ilustrações e colagens tridimensionais.

Carol Rossetti é designer e ilustradora, possui 2 projetos autorais, o “Mulheres” e “Cores” que ganharam bastante repercussão na rede.

Update: Não poderia deixar de falar sobre o trabalho poderoso de Evelyn Negahamburguer, ilustradora e grafiteira, criadora do projeto Beleza Real, que retrata mulheres reais e seus desejos de viverem simplesmente como são, sem padrões e com respeito.

E com um adendo, a marca abriu precedente para qualquer um que ver uma peça antiga, informá-la que ela fará a troca por um Reposter novinho em folha.

Sem ingenuidades, sabemos que o mercado é flexível às demandas e que se adequa para não perder consumidores, porém é importante reconhecer que foi através de diálogo e de novas proposições dos movimentos sociais que um caminho de mudança, dentro do campo da comunicação, está sendo trilhado.

Imagem: Banners das ilustradoras e grafiteiras Evelyn Negahamburguer e Criola.

Anterior
Saba

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories